Pular para o conteúdo principal

Coronavírus tem origem natural e não foi feito em laboratório, mostra estudo

Teorias da conspiração falavam de uma suposta manipulação do vírus pela China

Uma análise de cientistas de universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália conclui que o coronavírus (SARS-CoV-2) foi originado naturalmente, através de seleção natural, e não em um laboratório, como diziam algumas teorias da conspiração que circularam recentemente.

Foto: 

O estudo, publicado nesta terça (17) na revista científica Nature Medicine, contribui para esclarecer especulações sobre uma suposta manipulação do coronavírus pela China, que teria objetivo de obter vantagens econômicas em um cenário de crise mundial.

"Nossas análises claramente mostram que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus manipulado propositalmente", diz o artigo.

A partir do estudo da estrutura do coronavírus e de experimentos bioquímicos, os cientistas perceberam duas características que não poderiam ser produzidas em laboratório.

Uma delas é a estrutura central do organismo, que é distinta de outros vírus. Segundo os cientistas, a manipulação de um vírus em laboratório partiria da estrutura de outro vírus com efeito conhecido.

A segunda novidade deste coronavírus é o seu domínio de ligação ao receptor (RBD, na sigla em inglês). Ele tem alta afinidade com as células receptoras humanas — assim como células de gatos, furões e outras espécies. Ou seja, sua transmissão é altamente eficiente.

De acordo com o estudo, a evolução que permitiu ao coronavírus se conectar mais facilmente com seus hospedeiros se deve à seleção natural, em que a espécie passa por diversas mutações espontâneas, de forma que vão sobreviver as versões que melhor se adaptarem ao ambiente.

Na sua versão mais bem-sucedida, o novo coronavírus ganhou a capacidade de se conectar facilmente com o corpo do seu hospedeiro.

Ainda não há uma determinação da origem do vírus, mas o estudo trabalha com dois cenários: ele pode ter se desenvolvido a partir de hospedeiros humanos ou de outras espécies, como o morcego e o pangolim.

Populações dos dois animais presentes na região de Cantão, na China, carregam versões do coronavírus muito parecidas com o SARS-CoV-2, que gerou a pandemia.

O estudo é assinado por Kristian G. Andersen (Scripps Research Institute, Estados Unidos), Andrew Rambaut (Universidade de Edinburgh, Reino Unido) W. Ian Lipkin (Universidade Columbia, Estados Unidos), Edward C. Holmes (Universidade de Sidney, Australia) e Robert F. Garry (Universidade Tulane, Estados Unidos).

Fonte: Gaúcha ZH

Comentários

Mais visitados

Equipe que faz o Blog

Olá pessoal, Quero apresentar à vocês a nossa equipe, quem entrou e agora faz parte do Blog Patricinha ID. Primeiramente quero dizer que o Blog Patricinha ID, é feito todos os dias por todos os amigos, leitores e parceiros, mas quem está aqui atrás da tela do computador, somos nós. Eu, Késsia Rosa (criadora e proprietária), a Laís Maia (Colunista) e a Letícia (Moderadora da Fã Page).  Somos uma equipe jovem, antenada e com grande facilidade de se expressar para todos os tipos de públicos e idades, já que temos uma certa experiência com blogs a mais tempo. Conheça: Proprietária e Blogueira Quem idealizou o blog, e gerou conteúdo sozinha por dois longos anos. Graças a Deus, estamos ainda aqui, inteiras.  Gosto de moda desde criança, aprendi a costurar com 13 anos, e já fazia vestido para minhas Barbie's à mão.  Tenho 24 anos, Blogueira desde 2006 (outros blogs), Bacharel em Biologia (2011), e Social Mídia. Apaixonada por moda, maquiagem, esmaltes, além de ser u

Contato e Redes Sociais

KÉSSIA ROSA Bacharel em Biologia e blogueira de moda e beleza desde 2008. Participa todos os anos da maior feira de beleza, a Beauty Fair. Foi organizadora do Encontro de Blogueiras de Mato Grosso, e em parceria com a assessoria Blogueiras Paulistas, realizou o maior encontro de Influencers durante a Beauty Fair. Também fez mentoria e assessoria para novos influencers. Sua primeira experiência como Social Media foi para a famosa Yes Cosmetics em 2012, franquia de Cosméticos em Cuiabá. L ogo vieram outros trabalhos desenvolvidos para lojas, restaurantes, pizzarias, esteticistas, dentistas, etc. Passou a investir seu tempo para adquirir conhecimento na área de Marketing Digital, e sempre manifestando o desejo de trabalhar com moda e beleza. Uma Marketeira nata! Que agora se torna especialista em Moda, ou seja: A mais nova Social Media especializada em Moda e Beleza que você precisa para sua empresa . REDES SOCIAIS   Email : kessiarosa.blog@gmail.com  Entre em contato conosco pelo e&#

Café com Influencers Cuiabá e Lançamento da Campanha "Outubro Rosa" 2021

No último dia 22 de Setembro, aconteceu no auditório do Hospital de Câncer de Mato Grosso, o Lançamento da Campanha do Outubro Rosa 2021, que contou com a presença de influenciadores locais e empresários, que apoiam as ações da Rede Feminina de Mato Grosso de Prevenção ao Câncer. Influencers de Cuiabá, junto com a presidente da Rede Feminina, Hospital de Câncer e Zilda Castanho. Camiseta com Ilustração da artista Camila Pasinato para representar a campanha 2021 Ao lado da Maria Carmem, presidente da Rede Feminina MT e da Influencer Aline Zanatta No cabelo, uma sugestão de uso com o lenço da Campanha 2021, também da artista Camila Pasinato Tela do Artista Adriano Figueiredo, que será leiloada para ajudar na Campanha Ao meu lado, a pessoa responsável por promover esse encontro, Zilda Castanho A camiseta no valor de R$ 35,00 pode ser adquirida diretamente no Hospital de Câncer de Mato Grosso, e o lenço no valor de R $80,00 com a equipe da Rede Feminina . Outras informações sobre Ponto