Pular para o conteúdo principal

SES confirma primeiro caso de coronavírus em MT

Paciente apresenta quadro estável de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar

Mato Grosso registrou o seu primeiro caso confirmado de coronavírus. A confirmação ocorreu na noite desta quinta-feira (19.03), após o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) testar nova análise de um dos casos localizados em Cuiabá. No dia 16 de março, o paciente testou positivo para o Covid-19 em exame realizado por um laboratório particular, porém, uma nova amostra foi coletada e analisada pelo Lacen, que confirmou o diagnóstico.

No momento, o diagnosticado apresenta quadro estável de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar. As recomendações seguirão o protocolo já estabelecido desde o início do monitoramento do paciente.

“No âmbito particular deste paciente, não haverá grandes mudanças; ele continuará em isolamento e deverá seguir todas as recomendações médicas. As orientações dadas anteriormente à população também deverão ser seguidas com rigorosidade. Temos um caso confirmado, mas as recomendações são todas aquelas que já divulgamos e reforçamos”, explica o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Nesta quinta-feira (19), a SES divulgou a notificação de 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 87 ocorrências no estado, sendo que 11 casos foram descartadas e 17 foram excluídas por não preencheram critérios de definição de caso para COVID-19.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.


Fonte: SECOM/MT

Comentários

Mais visitados

Equipe que faz o Blog

Olá pessoal, Quero apresentar à vocês a nossa equipe, quem entrou e agora faz parte do Blog Patricinha ID. Primeiramente quero dizer que o Blog Patricinha ID, é feito todos os dias por todos os amigos, leitores e parceiros, mas quem está aqui atrás da tela do computador, somos nós. Eu, Késsia Rosa (criadora e proprietária), a Laís Maia (Colunista) e a Letícia (Moderadora da Fã Page).  Somos uma equipe jovem, antenada e com grande facilidade de se expressar para todos os tipos de públicos e idades, já que temos uma certa experiência com blogs a mais tempo. Conheça: Proprietária e Blogueira Quem idealizou o blog, e gerou conteúdo sozinha por dois longos anos. Graças a Deus, estamos ainda aqui, inteiras.  Gosto de moda desde criança, aprendi a costurar com 13 anos, e já fazia vestido para minhas Barbie's à mão.  Tenho 24 anos, Blogueira desde 2006 (outros blogs), Bacharel em Biologia (2011), e Social Mídia. Apaixonada por moda, maquiagem, esmaltes, além de ser u

Contato e Redes Sociais

KÉSSIA ROSA Bacharel em Biologia e blogueira de moda e beleza desde 2008. Participa todos os anos da maior feira de beleza, a Beauty Fair. Foi organizadora do Encontro de Blogueiras de Mato Grosso, e em parceria com a assessoria Blogueiras Paulistas, realizou o maior encontro de Influencers durante a Beauty Fair. Também fez mentoria e assessoria para novos influencers. Sua primeira experiência como Social Media foi para a famosa Yes Cosmetics em 2012, franquia de Cosméticos em Cuiabá. L ogo vieram outros trabalhos desenvolvidos para lojas, restaurantes, pizzarias, esteticistas, dentistas, etc. Passou a investir seu tempo para adquirir conhecimento na área de Marketing Digital, e sempre manifestando o desejo de trabalhar com moda e beleza. Uma Marketeira nata! Que agora se torna especialista em Moda, ou seja: A mais nova Social Media especializada em Moda e Beleza que você precisa para sua empresa . REDES SOCIAIS   Email : kessiarosa.blog@gmail.com  Entre em contato conosco pelo e&#

Café com Influencers Cuiabá e Lançamento da Campanha "Outubro Rosa" 2021

No último dia 22 de Setembro, aconteceu no auditório do Hospital de Câncer de Mato Grosso, o Lançamento da Campanha do Outubro Rosa 2021, que contou com a presença de influenciadores locais e empresários, que apoiam as ações da Rede Feminina de Mato Grosso de Prevenção ao Câncer. Influencers de Cuiabá, junto com a presidente da Rede Feminina, Hospital de Câncer e Zilda Castanho. Camiseta com Ilustração da artista Camila Pasinato para representar a campanha 2021 Ao lado da Maria Carmem, presidente da Rede Feminina MT e da Influencer Aline Zanatta No cabelo, uma sugestão de uso com o lenço da Campanha 2021, também da artista Camila Pasinato Tela do Artista Adriano Figueiredo, que será leiloada para ajudar na Campanha Ao meu lado, a pessoa responsável por promover esse encontro, Zilda Castanho A camiseta no valor de R$ 35,00 pode ser adquirida diretamente no Hospital de Câncer de Mato Grosso, e o lenço no valor de R $80,00 com a equipe da Rede Feminina . Outras informações sobre Ponto